PIP






REUNIÃO COM PAIS E PROFESSORES

Primeiro momento: Reunião com pais

         No dia 03 de dezembro de 2010 a escola parou suas atividades e fez uma primeira reunião com pais de alunos. Foram mostrados os resultados da escola e foram discutidos alguns pontos que consideramos de suma importância para o processo de melhoria da escola.
       Em seguida os pais foram orientados a registrar suas impressões sobre a escola por meio de um questionário. Nesta pesquisa sobre a visão que a família tem da escola foram elaboradas perguntas sobre:

- Atuação do diretor, vice-diretoras, orientadora, supervisoras e coordenadores;
- Atendimento da escola à família;
- Organização geral da escola;
- Participação da família na escola;
-Desempenho escolar dos filhos;

        Além das questões acima, foi aberto um espaço para que os pais registrassem suas críticas e sugestões para a melhoria da escola.


 Segundo momento: Reunião com Equipe Pedagógicas

          Num segundo momento fizemos uma reunião com professores e especialistas e discutimos os pontos citados pelos pais. Encerrado o tempo de discussão, solicitamos aos educadores que registrassem suas impressões sobre os principais desafios debatidos. Os temas versavam sobre:
-Recuperação
-Teatro Escolar
-Desfile Cívico
-Uso da Biblioteca e Sala de Informática
-Alunos repetentes
-Alunos fora da idade/série
-Aulas diferenciadas
-Relacionamento professor/aluno
-Ritual de passagem dos alunos do quinto para sexto ano
-Produção de texto
-Dificuldades de Matemática.









RELATÓRIO DAS SÉRIES INICIAIS (1º ao 5º ano)

Supervisão Pedagógica,

Itaú de Minas, 13 de dezembro de 2010.
                                                                   
          No dia 02 de dezembro de 2010, a Escola Municipal Monsenhor Ernesto Cavicchioli de Itaú de Minas, reuniu Diretor, vice-diretores, coordenadores, supervisores, professores e pais de alunos com o objetivo de promover uma reflexão sobre o desempenho da escola enquanto instituição sistematizadora do processo de ensino aprendizagem, com vistas à elaboração do PIP (Plano de Intervenção Pedagógica) para 2011.

          No encontro com os pais do Ensino Fundamental 1, o diretor iniciou a conversa esclarecendo aos pais a importância da parceria escola-família, na busca de definições estratégicas que permitam que a escola seja um espaço agradável, democrático, onde as crianças se sintam motivadas a aprender.

          As supervisoras abordaram os resultados das avaliações externas (Prova Brasil, Simave, Proalfa e Provão), das avaliações internas no dia a dia escolar, informando que a Escola Monsenhor tem evoluído nestes resultados, mas, continuamos tendo alunos com baixo desempenho e que o compromisso de todos é fazer com que não fiquem com a série defasada em relação a sua idade.

         Após os esclarecimentos iniciais, os pais foram convidados a expor suas ideias, sugestões e críticas: para a escola melhorar é necessário saber como os pais veem como  percebem. Para isto foi distribuído um questionários sobre o cotidiano escolar para que os pais respondessem.

Síntese dos depoimentos dos pais sobre os temas que lhes foram apresentados:

          Com relação a atuação do Diretor, Vice-diretora e Supervisoras, em geral, os pais acham que a escola é bem dirigida, pois são bem atendidos quando procuram a escola e alegam que são profissionais competentes e responsáveis.
          Quanto à organização da escola, os pais fizeram elogios para a merenda e a limpeza da escola, porém foi pedido mais presença das professoras e solução para o sumiço de lápis, borracha e pequenos objetos durante as aulas. Uma mãe sugeriu que se encerasse menos o piso da escola, que é muito escorregadio.
          Em relação ao desempenho escolar dos filhos, muitos estão satisfeitos com os resultados alcançados, mas acham que sempre tem algo para melhorar. Alguns pais se manifestaram preocupados com a “tabuada”, outros sugeriram jogos e brincadeiras para ensinar conteúdos considerados mais difíceis. Foi pedido que o incentivo à leitura fosse uma meta para todos os dias do ano. Enfim, que o bom relacionamento (vínculo afetivo) da professora com o aluno é fundamental para que o aluno aprenda bem.
          No espaço livre para comentar algo que achasse relevante foi citado:
          - Um “sinal” no início e no término da aula, evitando-se as enormes filas de espera;
          - Em relação ao teatro e outros eventos, os temas deveriam ser definidos no início do ano para que os ensaios não fiquem para a última hora e possam acontecer de maneira mais branda;
          -Presença constante do diretor no período da tarde para receber os alunos, dando-lhes uma “boa tarde” fazendo uma oração, passando um recado, contando uma novidade...
          - Mais acesso ao diretor e professores.


          Num segundo momento, foi a vez de os professores e supervisores darem uma pausa no tempo, a fim de fazer um “balanço” no ano de 2010. Com base nas avaliações da situação atual e das ações realizadas para alcançar os resultados do ano que ora se encerra, foram feitas projeções para 2011, no que se refere às expectativas, estratégias e pessoas que estarão envolvidas na viabilização dos projetos e prazos para o cumprimento das metas.


Síntese dos comentários, sugestões e ideias acerca do que foi 2010
e do que se pretende realizar em 2011, na visão da equipe pedagógica:

1-Situação atual: como percebemos o desempenho da nossa escola

a) A incidência de alunos com dificuldades de concentração, acomodação, memorização e organização é grande;

b) Há um número significativo de alunos com problemas de interpretação de textos: questões implícitas, enunciados com dois ou mais comandos, identificação de gênero (características);

c) Temos alunos que não expressam o que sabem nas avaliações, não se fazem entender quando respondem questões abertas. Alunos que tem leitura oral fluente, porém a interpretação fica a desejar. Está faltando saber ouvir para se expressar melhor. Há alunos que não sabem os conteúdos e “tiram notas” nas avaliações e outros que sabem e estão “indo mal” nas avaliações. Temos salas boas que obtiveram resultados baixíssimos no “provão”;

d) Alunos de 5º anos se fazem entender através da escrita e oralmente também. Há um consenso de que é preciso avançar na habilidade de se expressar quando os alunos de 2º, 3º e 4º anos produzem textos espontâneos. Estes alunos produzem textos com coerência mais sem a pontuação adequada. São alunos que constroem textos ainda sem uma estrutura apropriada (presença de parágrafos, começo, meio e fim) e falta elaboração, ou seja, enriquecimento do vocabulário;

e) Percebe-se que alguns alunos são muito dependentes de seu professor, tem pouca autonomia para realizar suas tarefas, se sentem inseguros achando que não podem errar. Não se apropriam de estratégias a fim de encontrar soluções para suas atividades;

f)Nas turmas de alunos cujos pais estão mais atentos e são mais participativos temos alunos comprometidos, dispostos, participativos e com bom desempenho na aprendizagem;

g) Temos casos de alunos que faltam muito, envolvem-se frequentemente em problemas de indisciplina e tem baixa produtividade na sala de aula. Nesse caso as famílias não tem envolvimento com o processo de desenvolvimento de seus filhos;

h) Na base inicial da alfabetização, os alunos chegam ao final do ano dominando 80% das sílabas e palavras trabalhadas. Estruturam frases, inventando pequenas histórias. Leem frases e pequenos textos e os interpretam. Alguns não venceram todas as etapas, mas continuam seu processo de aprendizagem, tendo respeitados seu tempo e seu ritmo de trabalho;

i)Em relação à Matemática, em geral, nossos alunos apresentam bloqueios ao raciocínio lógico, dificuldades para interpretar enunciados de atividades. Encontram dificuldades na resolução de problemas mais complexos, memorização da tabuada, na percepção de situações problemas, reta numérica (sequência) e na compreensão de alguns aspectos da formação do sistema de numeração decimal;

j) Os alunos interpretam gráficos, realizam operações, identificam números escrevendo-os por extenso. Demonstram dificuldades em relação à divisão e, quando em determinados conteúdos lhes são apresentados com uma configuração diferente da convencional, têm dificuldades de identificar.



          Alguns depoimentos deixaram no ar um sentimento de indignação e de desesperança de alguns professores, a saber:

“Cada dia está mais difícil ser educador. A escola fica responsável por tudo: educar, ensinar, levar ao médico, explicar como se comportou, como ser educado, como ser humano. Os alunos estão desmotivados, nada lhes interessa. Isso tem dificultado a aprendizagem.”

“Os resultados seriam melhores, se a função da escola fosse realmente a de ensinar. A escola se tornou assistencialista”

“Os alunos apresentam cada vez mais dificuldades de aprendizagem e, por isso, “temos” que nos desdobrar, inovar e repensar nossas estratégias. Enfim, ser professora atualmente requer além do compromisso de transformar informações em conhecimento, muito amor e desprendimento de nossa parte”.


1-    Ações realizadas: iniciativas para melhorar os resultados na sala de aula:

·        Houve uma intenção generalizada dos professores em adotar estratégias diversificadas para estimular o envolvimento dos alunos em situações de aprendizagem;

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