MANUAL

Palavra do Diretor:
Colegas,
Este ano a Escola Monsenhor completa 10 anos. Vivi cada segundo deste tempo e me apaixonei aos poucos. Hoje sei que é uma instituição com méritos e falhas, com acertos e desacertos. Mas tenho uma certeza: é uma escola que quer acertar. Uma escola que quer ser melhor. Não pretender ser melhor que as outras, pretende ser melhor para os outros: para alunos e funcionários.
Sobretudo, acredito que a Escola Monsenhor seja um espaço para o aluno ser feliz. E ser feliz no sentido mais amplo da palavra: se realizar com prazer e autonomia.
No início deste ano em que a escola celebra 10 anos de existência, quero te convidar a fazer parte deste sonho. Deste projeto sério de busca da excelência e da realização de nossos alunos.
Tenho consciência de ninguém ensina nada a ninguém: verdadeiros educadores apenas encorajam os alunos a buscar dentro de si os sonhos que já existem.
              Assim, te convido a pensar como o poeta:

“Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.”

                                                                                                     Rubem Alves  

ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR ERNESTO CAVICCHIOLI

Conhecendo a escola
Alguns aspectos da “Escola Monsenhor” retirados de seu regimento:

É uma escola que tem como missão: “Educar, sempre acreditando na capacidade do aluno, estimulando práticas pedagógicas atualizadas, combatendo sempre a cultura da suspensão, conscientizando pais e alunos do valor da escola através da integração das famílias no processo educacional, contando sempre com o comprometimento dos profissionais às necessidades específicas da escola.”

Possui uma hierarquia que garante o seu funcionamento e o cumprimento de sua missão:

-Um diretor, dois vice-diretores, duas supervisoras, dois coordenadores, uma orientadora, uma equipe de professores das séries iniciais, uma das séries finais do ensino fundamental e uma de educadores de jovens e adultos. Uma equipe de apoio formada por secretária escolar, auxiliar de serviços escolares, bibliotecário, inspetores de alunos e auxiliares de serviços gerais. Cada um na sua função e respeitando a hierarquia, se organizam numa estrutura circular onde o centro é o aluno.


O JEITO DE SER DO ALUNO DA ESCOLA MONSENHOR

Elaborado com a ajuda da equipe e dos alunos, este “combinado” tem sido testado e atualizado a cada ano. Espera-se que o aluno vá adquirindo este perfil ao longo do ano e que os educadores trabalhem nesta mesma filosofia.

PARA COM A ESCOLA

1- Sente-se no dever de manter a escola limpa
2- Zela pela conservação de paredes, carteiras, cortinas...
3- Utiliza o banheiro corretamente
4- Não grita nem assovia para não atrapalhar a aprendizagem
5- Sabe que celular e outros objetos atrapalham a aula

PARA COM OS HORÁRIOS

1- Não atrasa no início da aula ou no final do intervalo
2- Utiliza intervalo para merenda, descanso, tomar água, ir ao banheiro.
3- Não sai da troca de professores, evita tumulto no corredor

PARA COM AS AULAS

1- Sabe que a sala de aula é o local adequado para aprender
2- Participa de todas as atividades de classe
3- Tira suas dúvidas e evita ironias quando o outro pergunta
4- Mantém seus cadernos em dia – são fontes de informação
5- Não se ausenta da sala sem necessidade
6- Aproveita ao máximo as aulas junto com os colegas

PARA COM A CONVIVÊNCIA

1- Sabe que não pode tomar objetos dos outros sem consentimento
2- Sabe que brincadeira sem consentimento do outro é agressão
3- Chama todos os colegas pelo nome e não por apelido
4- Garante seus direitos cumprindo seus deveres
5- Quer a ajuda da família para assisti-lo diante de problemas.

Quando o aluno insiste em não se adequar a este “Jeito de Ser”, é de responsabilidade dos educadores fazer a interferência necessária dentro da sala, caso não resolva deve fazer o registro das ocorrências, encaminhar o aluno para direção e esta cumprirá o regimento.

Trabalhamos sempre de forma preventiva, pois consideramos que a família e a escola são as últimas instituições onde o erro é tolerado e corrigido – fora destas entidades existe apenas a punição sem responsabilidade de se educar. Antes de aplicarmos as penalidades previstas no regimento, fazemos a conscientização do educando e advertência oral. Mas caso seja necessário aplicar alguma punição, assim estabelece o nosso regimento:





Das penalidades aplicáveis aos alunos


Art. 147-  Aos alunos podem ser aplicadas as seguintes penalidades:

I – advertência escrita;

II - Suspensão das aulas, com trabalho referente à matéria que seria ministrada ao aluno em sala de aula durante os dias em que permanecer suspenso.

     d - Todas as punições aplicadas aos alunos, devem ser do conhecimento dos pais, e em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente.



O QUE FAZER COM A INDISCIPLINA DENTRO DE CLASSE?

O ideal é que todos os alunos em sala de aula já se apresentassem com este perfil do “Jeito de Ser do Aluno da Escola Monsenhor”. Mas na prática, o que se verifica é que este “combinado” precisa ser trabalhado todos os dias.

A Direção orienta para que o professor procure fazer todas as intervenções necessárias durante as aulas. Não iniciar nenhuma aula antes de criar o ambiente adequado e, sempre que necessário lembrar o combinado do “Jeito de ser”.  Dependendo do conteúdo trabalhado, do ambiente criado pelo professor e alunos, da motivação que deve ser trabalhada antes do conteúdo (como o professor “vende” sua aula), do grau de envolvimento do professor com os alunos, da situação que o aluno está vivendo, enfim, dependendo de uma série de variáveis, a classe terá maior ou menor interesse nas aulas.

Nos casos de desinteresse apenas, será necessária uma observação atenta do professor aos motivos, abordagens individuais, mudanças de estratégias e todos os recursos que o professor tiver para “conquistar” o aluno para a aula. 

Nos casos em que o desinteresse gerar indisciplina, atos improdutivos, violação de regras ou até tumultos, o professor deverá utilizar o seu manejo de sala e exercitar a sua autoridade. O ideal é que o professor interrompa a sua aula, demonstre a toda sala que a atividade está sendo prejudicada, fale diretamente com o aluno causador da indisciplina e peça que ele tenha a mesma postura dos outros.  Havendo a insistência do aluno em permanecer no erro, o professor deverá demonstrar para ele (e para o restante da sala) qual item do “combinado” não está sendo respeitado e dar uma última oportunidade para que ele não perca o direito de permanecer na sala.

Depois que o professor tomar todas as atitudes que souber para manter o aluno na sala, depois que utilizar de todo o arsenal de ferramentas que nós educadores devermos colecionar, não restará alternativa a não ser solicitar que ele se retire da sala.






Quando encaminhar algum aluno para fora de sala, tomar as seguintes providências:

1- O ideal é que se preencha o “Comunicado Interno”, afinal a aula já foi interrompida. (Caso o professor prefira preencher este comunicado posteriormente, deverá anotar em um papel o motivo que o levou a esta atitude e como foi a sua intervenção dentro da sala – enviar esta anotação junto com o aluno.)

2- Separar uma atividade para o aluno fazer fora da sala. Esta atividade deverá ser desenvolvida será exigência para que o aluno volte a assistir aulas daquele professor.

3-    Solicitar a um inspetor que acompanhe o aluno. Caso não haja um nas imediações, deixar que outro aluno chame o inspetor no pátio. 

 ATENÇÃO PROFESSORES:

A) O aluno fora de sala não resolve o problema, mas permite que a aula continue. Posteriormente, o professor, de posse de todos os seus registros, deverá procurar o seu coordenador e juntos buscarem formas de solucionar o problema. Caso o professor ache necessário falar com a família do aluno, poderá solicitar à direção da escola.

B) No “Comunicado Interno” existem 2 opções de atitudes adotadas pelo professor: “Fazer o registro e solicitar que o aluno se retire da sala” ou “Fazer o registro e permitir que o aluno permaneça na sala”. Nos dois casos o aluno será chamado posteriormente na sala de orientação.

C) “Comunicado Interno” é um documento muito respeitado pelo aluno nesta escola. Assim pedimos muito critério na sua utilização  (especialmente com a retirada do aluno de sala) para que não seja banalizado ou que não gere a impressão de falta de autoridade do professor.


O QUE ACONTECE COM O ALUNO FORA DE SALA?

A primeira coisa que acontece é um prejuízo muito grande: o aluno deixa de aprender o que está sendo ministrado em sala, seu relacionamento com o professor fica abalado, fica mais desmotivado, em alguns casos, revoltado e a rotina da escola fica prejudicada.

Se não houver outros alunos fora de sala, este aluno é atendido pela orientadora, pela vice-diretora ou pelo diretor, dependendo do motivo informado pelo professor ou ainda dependendo do histórico de indisciplina do aluno. Se todas estas pessoas já estiverem atendendo outros casos, o aluno permanecerá fazendo atividades sob a observação dos inspetores.

Em alguns casos estes alunos são orientados a rever sua atitude e procurar o professor para recuperar seu direito de assistir as aulas. Em outros casos é advertido e permanece fora de sala com atividades até que haja a troca de professores.

Todas as vezes em que o aluno completar 3 comunicados com professores diferentes é suspenso das aulas com atividade e a família é convocada, conforme consta no nosso regimento.

Conhecendo as competências de cada cargo           (segundo o regimento)

Nesta escola, todos os funcionários são considerados educadores, uma vez que todos são responsáveis pela missão da escola. As competências de cada cargo estão  contempladas pelo regimento interno da escola, mas estas funções podem ser ampliadas de acordo com as necessidades cotidianas, por delegação do diretor.

Compete a todo funcionário:

·    Ser assíduo ao trabalho
·    Ser pontual com relação aos horários estabelecidos
·    Cumprir carga horária de trabalho (incluindo cursos, reuniões etc.)
·    Ser sigiloso e discreto profissionalmente
·    Ser imparcial no tratamento com o público, educado no tratamento com o os colegas de trabalho, pais e alunos.
·    Ser  comprometido com a imagem da instituição escolar
·    Manter o controle emocional diante de situações e problemas de trabalho.
·    Participar de cursos de capacitação oferecidos pela instituição.
·    Participar de solenidades, sessões cívicas e reuniões programadas.
·    Justificar a ausência ao trabalho, reuniões e cursos com antecedência, sendo que, em caso de problema de saúde, deverá apresentar atestado médico no prazo de 24h (vinte e quatro horas ).


Cada cargo, cada função está bem definida no regimento. Enumeramos abaixo o que a escola espera de cada funcionário:

Espera-se do Diretor:
Que seja um gerente pedagógico e um administrativo. Que seja responsável por tudo o que acontece dentro da escola e que responda por ela estando fora. Que convoque as reuniões necessárias, gerencie pessoas e recursos. Que se envolva com os alunos, com a família dos alunos e com a equipe. Que responda legalmente pela escola, mantenha o nível e a vitórias conquistadas até aqui e consiga melhora-la.

Espera-se dos Vice-diretores:
Que se responsabilizem junto com o diretor da gerência administrativa e pedagógica da escola. Que sejam elos entre a direção, orientação, coordenação, supervisão e toda a equipe da escola. Que dirijam o seu turno com autoridade e humildade de quem faz parte da direção. Que organizem junto com a supervisão/coordenação/orientação os horários cívicos semanais conforme previsto em lei. Que mantenham a direção informada do andamento da escola e que recorram à direção em decisões mais importantes, respeitando sempre a hierarquia.



Espera-se dos Supervisores/Coordenadores:

Que sejam os primeiros responsáveis pelo processo de ensino aprendizagem. Que sejam responsáveis, junto com o Diretor, pelas questões pedagógicas e integração de conteúdos. Que possam supervisionar trabalhos, provas, exames de recuperação e tudo o que for necessário para a eficácia da aprendizagem. Que se organizem como equipe de apoio dos professores e da direção. Que se responsabilizem pelo planejamento e cumprimento das atividades: plano de curso, plano de aula, planejamento de atividades, recuperação e replanejamento quando necessário. Que sejam mediadores entre os problemas de relacionamento alunos, família, professores e direção.  Que organizem junto com a vice-direção e orientação os horários cívicos semanais conforme previsto em lei.

 Espera-se dos professores:

Que zelem pela aprendizagem dos alunos. Que exerçam o seu magistério de motivar, organizar e apresentar os conteúdos de forma que o aluno se interesse e se desenvolva. Que respondam pela ordem na sala de aula. Que ministrem aulas no seu período estabelecido e que se dediquem integralmente dos períodos de planejamento, elaboração, criação e avaliação de atividades pedagógicas. Que conheçam a filosofia da escola e a apliquem em suas aulas. Que sejam capazes de se aproximar de todos os tipos de alunos e estabelecer relações que gerem encantamento pelo aprender e que estas relações se traduzam em maior conhecimento.

 Espera-se da orientadora:

Que seja o apoio psicológico e comportamental do aluno fora da sala de aula. Que atenda os alunos quando estes a procurarem ou quando forem encaminhados pelos professores ou funcionários da escola. Que discuta com o aluno e com professores as questões que provoquem perda de aulas dentro ou fora da classe. Que implante projetos que possam melhorar o relacionamento e a disciplina na escola. Que organizem junto com a vice-direção e coordenação os horários cívicos semanais conforme previsto em lei. E que seja uma referencia para alunos e famílias na solução de problemas.

Espera-se da Secretária Escolar

Que seja a responsável legal pela escola junto ao diretor. Que se responsabilize por toda a documentação escolar supervisionando o serviço de escrituração e registro.  Que mantenha uma relação produtiva com professores, cuidando para que todos os prazos de fornecimento de resultados sejam cumpridos. Que impeça o manuseio de quaisquer documentos por pessoas estranhas ao serviço. Que esteja presente nas reuniões para organização e registro. Que se atualize e cuide da  área legal e burocrática da escola garantindo bons resultados em quaisquer consultas ou fiscalizações futuras.

  
Espera-se do Bibliotecário
Que seja um leitor e incentivador da leitura. Que organize a biblioteca e controle o uso de seu acervo. Que facilite a pesquisa e organize oportunidades de leitura. Que se organize com professores para contar histórias na sala de aula, dramatizar histórias e utilizar de todos os recursos para divulgar o prazer de ler. Que busque junto à direção atualizar o acervo e adaptá-lo ao gosto e necessidades dos alunos. Que seja integralmente responsável por todo o material sob sua guarda na Biblioteca.

         Espera-se doa Auxiliares de Serviços Escolares
Que estejam disponíveis para auxiliar em nas diversas áreas que a escola onde se fizerem necessários:  distribuição de merenda escolar, encaminhamento de aluno para casa ou pronto socorro, prestar informações a pais e funcionários. Que sejam capazes de auxiliar a secretaria de acordo com a hierarquia deste setor e no que for determinado pela Secretária.

 Espera-se dos Inspetores de Alunos:
Que tenham capacidade de se aproximar dos alunos e estabelecer uma relação saudável e produtiva. Que se responsabilizem pela abertura e fechamento do prédio nos horários regulamentares. Que vigiem e cuidem da comunidade escolar. Que sejam disponíveis para entrega de correspondências, acompanhamento de alunos, pequenas compras. Que estejam a postos nos corredores e no pátio para condução de alunos e auxílio a professores.  Que realizem pequenos reparos e respeitem a hierarquia de cargos para solução de problemas.

 Espera-se das Auxiliares de Serviços Gerais:
Que estejam dispostas a cuidar dos alunos e do prédio com carinho e responsabilidade. Que cuidem do asseio, arrumação e conservação da escola. Que controlem a utilização de materiais de limpeza e de consumo. Que sejam educadas no tratamento com o pessoal da escola. Que não participem de atividades paralelas ou conversas improdutivas que perturbem o bom andamento das atividades. Que estejam prontas para auxiliar na realização de solenidades, festas escolares e merendas extras. Que se envolvam com a filosofia da escola e estejam dispostas a desenvolver suas atividades de acordo com o concurso que prestaram e com as orientações da direção.

          Os horários de trabalho serão estabelecidos pela direção de acordo com as necessidades da Escola, com o estabelecido pelo concurso de admissão do funcionário e com a legislação vigente.



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